terça-feira, 18 de maio de 2010

Quero me apaixonar!

Neste mundo tem louco para tudo. Uns acreditam que Jesus Cristo voltará em um disco-voador, outros correm maratonas pelados, e ainda há aqueles que elegem um rinoceronte para vereador (se bem que muitos votam em coisas bem piores...). Há bizarrices e absurdos suficientes por aí, e sempre vai haver alguém disposto a testar os limites de nossa imaginação. No entanto, a loucura mais comum e corriqueira que existe, é o nosso desejo latente e constante de eliminarmos nosso senso de racionalidade. No fundo, gostamos de ser loucos, de saborearmos a insensatez, caso contrário não viveríamos arriscando nossa sanidade em nosso anseio vital de nos apaixonarmos.

Paixão e loucura quase chegam a ser sinônimos. Digitem essas palavras juntas no Google, e vocês irão encontrar mais 6.350.000 resultados, que vão desde músicas bregas até histórias de pessoas que literalmente enlouqueceram, e foram internadas em um sanatório por causa de uma grande paixão. Por isso, quando vejo uma pessoa por aí gritando "eu quero me apaixonar", fico no impasse de mandá-la para um psiquiatra ou até mesmo para uma sessão do descarrego da Igreja Universal do Reino de Deus. Mas claro que eu não faço nada, pois também surto desse jeito seguidamente. "Macaco olha teu rabo", já dizia o velho ditado. Contudo, isso ainda não suprime minha convicção básica:
apaixonar-se é enlouquecer. Fato.

Sim, pois não consigo ver coerência em desejarmos um sentimento que nos deixa sem o sono, sem fome (anorexicos de plantão não contam), transforma nossos estômagos em uma criação de borboletas e vira nossas vidas de ponta-cabeça. Nossos sentidos ficam anestesiados e nossos corpos totalmente dopados. Agimos como chapados alucinados: nossos olhos só enxergam a pessoa, fruto de nossa paixão, e pensamos nela todo o tempo e em todos os lugares. Nenhuma notícia pode abalar nossos ouvidos, nem mesmo uma catástrofe nuclear ou que Jesus Cristo realmente voltou no tal disco-voador, acompanhado pela Dercy Gonçalves e pelo Michael Jackson. Entramos em realidade alternativa, beiramos entre o patético e a internação psiquiátrica, pois vemos o mundo mais colorido e cheio de coraçõezinhos que um desenho animado dos
Ursinhos Carinhosos. Perdemos quaisquer sensos ou noções, pois nosso cérebro fica carregado de dopamina, exatamente igual ao de um dependente químico... Oh, meu Deus!
Paixão é realmente uma droga, tão poderosa que é capaz de fazer uma viagem de ácido "das braba" parecer bala de goma.

E como se não bastasse tudo isso, ainda regredimos mentalmente. Estudos comprovam que o apaixonado tem problemas de concentração, raciocínio lógico e dificuldades em aprender coisas novas. Isso sem contar na sua total falta de discernimento perceptivo. Daí a explicação do porquê, uma criatura apaixonada acha os modos daquele peão que arrota e come feijão com as unhas, mais refinados que os de um
maître francês, ou então que aquele bagulho desdentado poderia ser estrela de um comercial da Colgate. Para piorar, além da cegueira a qual estamos submetidos, ainda fazemos coisas idiotas, como gastar o dinheiro que não temos em presentes mirabolantes, nos endividar em nome do amor e falar as maiores bobagens do mundo como se fossem parábolas bíblicas. Chegamos até ao cúmulo de achar o cocô do outro a coisa mais cheirosa do mundo. Viramos retardados mentais, inventamos "apelidinhos" gosmentos para o outro como "amoreco", "chuchuzinho", "bebezinhulindu", ou ainda produzimos sons indecifráveis como "tchucthucu" (ai, que ânsia de vômito...). Comprovado pessoal: a paixão nos deixa burros.Contudo, apesar de sermos resumidos a loucos, drogados e burros, ainda persistimos na nossa vontade de vivermos uma grande paixão, e de nos aventurarmos nas berlindas da inconsequência a qualquer custo. Afinal, o que é a estupidez ou a insensatez comparadas a um "eu te amo para sempre"? Assumimos nossa condição de idotas, bregas e piegas, mas por outro lado, temos a certeza de que viver e morrer na razão e na rigidez emocional também não tem graça nenhuma. Até porque nem mesmo um coquetel de Ecstasy, LSD, Anfetamina e suco Golly poderia produzir em nossos corpos as sensações extrassensoriais que só uma paixão é capaz. Sintam isso ao som bate-estaca de um psy trance, e veremos que a paixão é o mesmo que uma rave na alma.Falando em alma, apaixonar-se também não deixa de ser um negócio disputado entre o céu e o inferno, pois nossa felicidade e sanidade dependem essencialmente de uma outra pessoa. Pensem: se ela nos dá atenção, nem que seja um toque para o celular no meio da noite, subimos ao paraíso e curtimos uma festa VIP com os anjos. Caso contrário, se somos ignorados ou esquecidos, dançamos forró nas brasas infernais, tendo o Diabo como DJ. Desespero, agonia, vontade de morrer... ah sim, tudo isso faz parte do contrato da paixão, mas está escrito em letras minúsculas abaixo das linhas pontilhadas, normalmente ignoradas por quem as assina.

Enfim, não tem jeito mesmo. Ainda que existam loucos suficientes para nadarem com tubarões ou para apanharem em casas de sadomasoquismo, eles nunca superarão aqueles que decidem se apaixonar e se entregar às imprevisibilidades de seus cérebros e corações. Muitos podem dizer que "nunca mais irão se apaixonar de novo", mas a verdade é que todos vivem à procura, dia após dia, por todas aquelas sensações arrebatadoras que nos transformam em seres ridículos, retardados e malucos. Então, se alguém hoje me diz "quero me apaixonar", antes de responder "eu também", penso que talvez um "boa sorte" seja mais adequado...

19 comentários:

  1. Drogas e livros mantém qualquer um ocupado por tempo o suficiente. No caso, a paixão substitui as drogas.

    Mais um belo texto.

    abs,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. palmas e mais palmas pra ti também!muito bom teu blog,mesmo.eu concordo plenamente contigo :a paixão nos deixa burros e idiotas.sinceramente,eu ainda não entendo como as pessoas ainda teimam em tornar isso prioridade-mor em suas vidas.mas tá,casos e casos,sempre vai haver um casal que não é tão idiota assim,ou pelo menos não aparenta ser.
    mas realmente,desejar um "boa sorte" para quem diz que quer se apaixonar é uma ideia muito sábia.

    só uma pergunta,quem te indicou o meu blog?

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo! Burros, loucos e chapados é isso que a paixão nos deixa. Perfeito o texto!!!

    ResponderExcluir
  4. "Paixão e loucura quase chegam a ser sinônimos."

    show de bola, grego!

    ResponderExcluir
  5. "Muitos podem dizer que "nunca mais irão se apaixonar de novo", mas a verdade é que todos vivem à procura, dia após dia, por todas aquelas sensações arrebatadoras que nos transformam em seres ridículos, retardados e malucos. Então, se alguém hoje me diz "quero me apaixonar", antes de responder "eu também", penso que talvez um "boa sorte" seja mais adequado..."
    Meu sol libriano me faz voar nas nuvens, enquanto meu ascendente pisciniano mergulha nas profundezas do sentimento paixão. Minha lua capricorniana me trás de volta ao chão para lembrar meu sol se perguntar se vale a pena embarcar numa viagem dessas! Hehehehe
    Com certeza, qualquer leitor se encontra escondido nas entrelinhas desse texto! Afinal, o corpo humano sempre lembra da existência da dopamina!

    ResponderExcluir
  6. Seus textos são demais mesmo rsrsrs

    Acho que todos vivem com essa dúvida, se apaixonar ou não se apaixonar? eu me pergunto isso toda vez que digo "quero me apaixonar" mas quando lembro de todos os sintomas dessa "droga" logo penso, mas que porque diabos quero isso pra minha vida? hehehe

    Mas acho que é isso né, a gente vive a procura e não sabe porque que se entregar desse jeito. Então boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!! Meu Deus!!! Disse tudo!! Até parece que é um pisciano que está escrevendo!!
    impossível não se identificar com o texto...
    realemte a paixão é umas "furada" que todos nós gostamos de entrar...
    Eu sempre espero por isso, mas devo sempre pensar nas consequencias...
    Adorei o blog!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. "Até porque nem mesmo um coquetel de Ecstasy, LSD, Anfetamina e suco Golly poderia produzir em nossos corpos as sensações extrassensoriais que só uma paixão é capaz."

    haeuhauehauehuaheuhaeu só tu mesmo greg! baita texto! abçs ;)

    ResponderExcluir
  9. Faltou dizer que PAIXÃO É UMA MERDA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Mais um lindo texto! Fiquei pensando nas diferenças da paixão e do amor. Paixão é aquela coisa mais intensa, que nos deixa realmente "loucos", já o amor é mais calmo, não nos deixa tão incontroláveis assim. Então, amor ou paixão? O que a gente escolhe? Não tem jeito mesmo, a gente quer sofrer mesmo!!!

    Adorei! Um beijo e mais sucesso!!!! :D

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!! Esse texto foi bem no meio de todo mundo q qier se apaixonar, e naqueles q não querem também!!! Amei cada palavra, amei o texto e amei o blog!!!

    ResponderExcluir
  12. Sr. Apêndice o sr. tem namorada? rsrsrsrsrsrs...
    Pq temos lido o q vc escreve e tu deve ser perfeito! *_*
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Não canso de agradecer a todos que seguem, visitam e comentam o Blog. Muito obrigado mesmo!

    - G. Tortelli: Acho que nem todos se mantem ocupados com livros ou drogas, mas certamente a grande maioria procura a paixão com essa finalidade. Agradeço mesmo os sempre e excelentes comentários. Abraço

    - Mariana Gomes: Não sei quem disse realmente que apaixonar-se é prioridade-mor, mas isso é para muitas pessoas a essência de suas vidas. Com certeza há casos e casos, e sempre temos várias exceções para citá-los, mas mesmo assim, até nesses casos um "boa sorte" será sempre recomendado! Hehehehe... Deixei no teu blog quem o recomendou para mim!

    - Carol: Obrigado pelo comentário e pela leitura do texto!

    - Isabella Maciel Heemann: Valeu Isa! Beijo :D

    - greicy.ps: Dopamina, dopamina... seria esse o grande agente de nossa "loucura"? Bem com tu sabe, ainda temos os astros para bagunçarem ainda mais nossas vidas, então enlouquecer nesse contexto não é mesmo uma coisa muito difícil, hahahaha... Mais uma vez, obrigado pelo comentário e pela leitura! Beijo

    - Eliz...: Pois é, talvez seja melhor se conformar com essa situação, por que acho que não tem como fugir dela, hehehee.. Muito obrigado pela leitura! Beijo

    ResponderExcluir
  14. - Luciana: Ô que furada que a gente entra, hehehe... E não, de baixo do saco de papel, quem escreve o Sr. Apêndice não é pisciano! Hehehehe.. Muito obrigado pela leitura do blog e pelo comentário! Beijos ;D

    - Morais: Valeu cara! Abraço

    - Anônimo: Então está dito! Hahahahaaa...

    - Luciana Mello: Sim, essas diferenças são bem claras. Mas acho que não dá para decidir nossas escolhas nesse caso, não! Mas com certeza, a gente sempre prefere o caminho mais tortuoso! Ô! Hahahaha... Muito obrigado pelos comentários e pela leitura sempre bem-vinda! Beijos

    - Natalie: Muito, mas muito obrigado pelas palavras! Beijos

    - Anônimo: Haheuiaheuhaeiuae... Muito obrigado mesmo pelas palavras! Quanto a resposta para a pergunta fica a dica: "por que seria que eu virei Sr. Apêndice?" Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  15. PQP... Tu é um gênio...

    e aqele nosso plano com o Raul... vamo botá em prática ??

    pelo menos tu vai ter o q escrever XP~~
    bju

    oh meu blog é www.tomaoh.blogspot.com

    see ya

    ResponderExcluir
  16. cada texto melhor que o outro... amo sr.apêndice, sempre me ajuuda!

    ResponderExcluir
  17. - Dona Carolina: Muito obrigado pela leitura guria! Sim, aqueles planos são valiosos, hehehe... Beijos

    - Bruna: Obrigado Bruna! A ideia é essa! Beijo ;D

    ResponderExcluir
  18. Teus textos são incríveis! Adoro ler eles!

    ResponderExcluir

Fala que o Sr. Apêndice te escuta...